segunda-feira, 22 de abril de 2013

Paz espiritual no isolamento é fácil...

Ahhh os eremitas, amish, budistas, franciscanos e demais pacifistas que pregam a paz espiritual do alto de suas montanhas em lugares isolados deste mundo. Eu vos compreendo, porém não os admiro. E explico o porque.
Manter a paz e a constância rodeado por plantas e animais é fácil. As plantas seguem imóveis sem nada questionar. Os animais só fazem nos amar sem pedir nada em troca. E os dois felizmente não falam, jamais reclamarão ou nos criticarão por qualquer falta cometida.
Difícil mesmo é manter a retidão, a paciência e a tão almejada paz espiritual no olho do furacão da sociedade. Pegando o trânsito caótico, a fila do banco ou pior ainda; na sala de espera de uma entrevista de emprego ou de uma emergência de hospital. Ali a paciência se desfaz, a ética sede lugar ao egoísmo e a placidez some ao primeiro comentário idiota que se ouve.
Que moleza é pregar o desapego aos bens materiais quando não atravessa shoppings todos os dias. Quando não é atolado por propagandas até pra conferir uma receita de bolo no youtube.
Amar ao próximo é tão mais fácil quando não tem nenhum ser humano buzinando nas tuas costas porque voce gentilmente esperou um pedestre passar para depois arrancar com o carro.
E agir com ética quando voce nota claramente que aquele seu novo colega de trabalho inventa pequenas mentiras almejando sua posição na empresa?
Proferir frases edificantes a serem compartilhadas no facebook é fácil. Me mostre como se faz para "evoluir-se" sem fugir as tentações.



Fonte: