sexta-feira, 9 de abril de 2010

Design atual não gosta de canhotos

Segundo estudos os canhotos chegam a 10% da população mundial. É uma quantidade considerável, onde eu trabalho existem três esquerdinos.

Fico pensando, se o mercado leva em consideração as pessoas que preferem Thrash Metal Sinfônico (nada contra, até porque nem saberia dizer o que é isso) e produz música para as satisfazerem porque não desenvolve produtos visando os canhotos? Ou pelo menos produtos que não os excluam?

Se voce, como eu, também é canhoto já se viu em situações que pensou - Mas que sacanagem!

Vamos falar primeiramente do abridor de latas, um grande vilão com o qual consegui fazer as pazes no final da minha adolescência, mas alguns ainda sofrem ao se ver obrigado a usá-lo. Porque motivo afinal retiraram do mercado as latinhas com aquele selinho de silicone?

Depois vem a caneta Bic e o lápis 6B. Ok, ok a Bic é considerada a caneta-design do século e voce vai perdê-la antes de terminar a carga, mas todos os canhotos sabem que a tinta contida nela não seca antes da sua mão passar por cima do texto escrito resultando numa mão metade azul. Quanto ao lápis 6B imagine essa mesma mão toda grafitada, invariavelmente voce irá manchar o papel que estava desenhando, sua camiseta branca e obviamente seu rosto. Aqueles textos de Da Vinci escritos de trás pra frente que todos imaginavam conter um código secreto era simplesmente a tentativa de um canhoto em manter os punhos das camisas livres de manchas definitivas de nanquim. Ou voce acha que nós escrevemos daquela maneira linda entortando os punhos até 0º porque achamos divertido?

Outra incógnita do design é a tesoura. Inicialmente as tesouras possuiam os orifícios para os dedos iguais, não favorecendo destros nem canhotos. Então um "gênio" do design resolveu inventar uma tesoura ergonômica. Ergonômica o que!!! Um canhoto ao utilizar uma tesoura destas terá que conviver com a lâmina escondendo a linha do corte e os calos que a inclinação no orifício menor provocam na curva do dedão. Muitos dirão - Ahhh, mas existem tesouras ergonômicas para canhotos também. E cadê que voce acha? E quando acha ela custa mais os 10% que representam nossa categoria.

Quando eu estava esquecendo dessa picuinha dos designers (muitos deles canhotos) com a gente eu vejo isso no Freshome:



Powww todos os canhotos sabem que a pior coisa no cursinho ou na facul era ter que sentar numa cadeira para destros. Fora ter que sentar de uma maneira que sua colunas virasse um S de Sadia a tubulação que servia de base para a mesa pressionava diretamente o seu rim.

Pronto falei!!! Sexta-feira é um dia estressante pra todo mundo e já que vivemos na onda do politicamente correto e do livre de preconceito espero que o pessoal que leva 4 anos estudando pra projetar produtos pense um pouco mais na questão da minoria esquerdina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário