terça-feira, 6 de julho de 2010

Reggae e os ensinamentos rastafari!

Eu sempre gostei bastante de reggae, não tanto quanto rock mas va lá. Como apreciadora de música até me formei como tradutora; mais para entender o que os artistas cantavam do que visando um futuro profissional. E quando o Dvd One Love - Um tributo a Bob Marley chegou nas minhas mãos fiquei passada com minha falta de atenção nas letras do mestre do Reggae.

A maioria das pessoas, e nessa eu me incluía, associa o reggae a ficar viajandão na beira da praia cantando música pra maconha. Mas o grande propósito deste estilo musical é transmitir os ensinamentos do rastafarianismo. Claro que como toda a religião/filosofia possui suas peculiaridades, tais como não aceitar transfusão de sangue ou amputação. Esta última levou o Rei do Reggae à sucumbir por causa de um câncer. Mas o mais interessante nos princípios rastafaris é o fato de abordar de maneira simples questões do nosso cotidiano.

E como não estou aqui pra pregar (longe de mim) qualquer religião, vou somente linkar alguns vídeos legendados que extraí do dvd. Letras diretas que com certeza farão voce lembrar de algum fato ou de alguém que passou na sua vida, ou também fará voce pensar sobre a vida louca da sociedade atual.

Who the Cap Fit
Uma ode as pessoas traíras que passam na nossa vida.

Could you be loved
A importância de manter seus princípios e seguir adiante.
Get Up Stand Up
Não se deixe enganar por falsos pregadores.

Rat Race
A verdadeira corrida de ratos para sobreviver na sociedade moderna.

Redemption Song
A história de sofrimento do povo negro e a luta para manter a dignidade.

Espero que gostem. Eu cheguei a me arrepiar na primeira vez que vi. Um dvd pra ter na coleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário