segunda-feira, 22 de março de 2010

Poeminhas de domingo... na segunda!


Quem me conhece também está habituado com a minha total falta de organização. Sabe aquele papo - Só me acho na bagunça?! No meu caso só me acho no holocausto. Mas ontem, domingão, resolvi dar um jeito na minha mesa do PC. Atividade esta que me tomou boa parte da tarde. Em meio a apostilas e contas pagas achei um livrinho com a compilação de alguns poemas de Mario Quintana.

Sempre achei a maioria dos poemas e poesias muitos chatos, rebuscados e estapafúrdios. Mas não sinto a mesma coisa com relação à obra de Quintana. Todos os seus poemas são muito simples, diretos e cheios de ironia o que permite a identificação de qualquer pessoa com eles.

Em especial me agradam os poeminhas curtos do "Espelho Mágico". Transcrevo alguns abaixo que falam sobre temas muito habituais a nós:

DA FELICIDADE

Quantas vezes a gente,
em busca da aventura,

Procede tal e qual o avozinho infeliz:

Em vão, por toda parte, os óculos procura,

Tendo-os na ponta do nariz!



DO AMOROSO ESQUECIMENTO

Eu, agora – que desfecho!
Já nem penso mais em ti...
Mas será que nunca deixo
De lembrar que te esqueci?

DA CALÚNIA

Sorri com tranqüilidade
Quando alguém te calunia.
Quem sabe o que não seria
Se ele dissesse a verdade...

DA AMIZADE ENTRE MULHERES

Dizem-se amigas... Beijam-se...
Mas qual! Haverá quem nisso creia?
Salvo se uma das duas, por sinal,
For muito velha, ou muito feia...


DA DISCRIÇÃO

Não te abras com teu amigo
Que ele um outro amigo tem.
E o amigo do teu amigo
Possui amigos também...

DA OBSERVAÇÃO

Não te irrites, por mais que te fizerem...
Estuda, a frio, o coração alheio.
Farás, assim, do mal que eles te querem,
Teu mais amável e sutil recreio...

DAS UTOPIAS

Se as coisas são inatingíveis... ora!

Não é motivo para não querê-las...

Que tristes os caminhos se não fora

A mágica presença das estrelas!


Domingo é dia de faxina com literatura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário